A influência da saúde bucal nas práticas esportivas

5 coisas que você quer saber sobre o implante dentário
24 de abril de 2019
A relação da Odontologia com a qualidade do sono
24 de abril de 2019

A influência da saúde bucal nas práticas esportivas

Cuidar da saúde bucal significa cuidar da saúde de um modo geral. Problemas na dentição podem provocar danos a partes do corpo ou diminuir a qualidade de determinadas funções. Por exemplo, dentes tortos ou mal posicionados não trituram totalmente os alimentos, o que dificulta a deglutição e a digestão. Além disso, o alimento pouco mastigado não desliza com naturalidade pela boca massageando as gengivas, podendo resultar em gengivas sangrentas e inchadas.

Imagine o que uma digestão de baixa qualidade pode causar para quem pratica esporte, seja de forma amadora, quanto mais profissional. Por isso, visitas periódicas ao dentista são fundamentais, pois uma de suas funções principais é diagnosticar a doença periodontal, também conhecida como doença de gengiva, que aparece quando bactérias se desenvolvem na gengiva e raízes dos dentes. Uma infecção bacteriana, como a doença periodontal, danifica tecidos e provoca a formação de espaços em torno das raízes dos dentes, que podem eventualmente levar a sua perda.

Mas não para por aí. Recente pesquisa indica uma relação entre doença periodontal e doenças cardíacas, derrame cerebral, nascimentos de prematuros, diabetes e outras doenças.

Mas o inverso também merece atenção, ou seja, os prejuízos que certos hábitos causam à saúde bucal. As pessoas que praticam atividades físicas intensas costumam adotar dietas que podem elevar o risco de desenvolverem problemas bucais. Para manter o bom desempenho, muitas vezes, os atletas recorrem a dietas ricas em carboidratos, além de bebidas energéticas ricas em açúcar, que podem contribuir para o desenvolvimento de cárie e erosão ácida dos dentes.

Segundo uma pesquisa da Universidade College London nos Jogos Olímpicos de Londres 2012,  18% dos atletas disseram que sua saúde bucal teve reflexo negativo sobre sua performance e 46,5% não tinham ido ao dentista no ano anterior. Ou seja, melhor deixar o medo de lado e marcar uma ida ao seu dentista, transformando isso em hábito. Sua saúde agradece!